quarta-feira, 15 de outubro de 2014

PREFEITURA VIABILIZA BANCO DE IMAGENS DA LINHA DE TREM

 A Prefeitura Municipal, Depto de Cultura e Turismo em atenção a um
pedido do COMTUR e CONDEPHIC, viabilizou ontem (14 de outubro de 2014), uma viagem entre Aguaí e Poços de Caldas pela ferrovia, hoje sobre a responsabilidade da Vale e FCA. O COMTUR pediu e conseguiu a abertura de tombamento do trecho ferroviário entre a divisa de Aguaí com São João  e de São João com Águas da Prata para preservação do trecho que tem projeto de criação de uma linha de trem truístico ligando as três cidades envolvidas. 
Para documentar o processo de tombamento, já aprovado no CONDEPHIC, o COMTUR, com o apoio do UNIFAE (que tem conselheiros no COMTUR), filmou todo o trecho numa viagem de 6 hs sobre os trilhos, permitida pela concessionária do trecho da ferrovia. A pedido da Secretaria de Turismo de Águas da Prata, que também já abriu estudo de tombamento do trecho da divisa de São João com Águas da Prata e de Águas da Prata com Poços de Caldas (Estação Cascata), foi possível subir a serra e completar o material de imagens até a cidade mineira vizinha. 


O filme está sendo feito pelo professor José Carlos Sibila (do curso de Comunicação), com três câmeras e três cinegrafistas. Depois de editado no Labcom, o material será transformado num documentário completo, pois além das três cidades envolvidas, foram registradas também imagens da Estação Balxita em Poços de Caldas, que no futuro poderá ser uma ampliação dos planos de trens turísticos na região.



Todo trabalho só foi possível pelo empenho da Prefeitura Municipal de São João da Boa Vista, do COMTUR, do CONDEPHIC, UNIFAE,  da Prefeitura de Águas da Prata e da FCA - Ferrovia Centro Atlântica e Vale, que operam o trecho até o sul de Minas.
O tombamento vai garantir às cidades que, na possibilidade de encerramento do transporte de carga de minério, a ferrovia continue intacta para atender a demanda turística regional.


Fotos: Telma Corulli

Nenhum comentário:

Postar um comentário