quinta-feira, 7 de maio de 2015

Fotos da Cápsula do Tempo encontrada em São João da Boa Vista

Documentos encontrados em cápsula do tempo poderão virar exposição
Nesta terça-feira, 5, o prefeito Vanderlei Borges de Carvalho recebeu no Salão Nobre, a artista plástica Ângela Bonfante, uma das responsáveis por localizar uma cápsula do tempo, enterrada em 1924, na Praça Governador Armando Sales de Oliveira, para comemorar, na época, o centenário de fundação de São João da Boa Vista.
Segundo a artista, o objeto foi encontrado no último sábado, 2, por acaso, no momento em que ela e uma equipe de produtores preparavam o local para instalar uma escultura que fará parte da 10ª Semana Fernando Furlanetto, programada para junho, em homenagem ao escultor sanjoanense.
“Resolvemos escavar. Estava debaixo de concreto, tanto que tivemos que alugar um rompedor. É um compartimento muito bem vedado e seguro. Não sabíamos que estava lá, poderia estar em qualquer lugar da praça”, afirma.
Uma das curiosidades é uma ata elaborada em 1940, autorizada pelo então prefeito Henrique Cabral de Vasconcelos, o que comprova que a cápsula foi aberta para a inserção de outros documentos.
O historiador João Batista Scanapiecco afirma que o Arquivo Municipal e o Museu Histórico e Pedagógico poderiam organizar uma exposição para que a população tenha acesso às relíquias.
“Eu tirei os documentos, vou deixar secar e, com uma espátula, salvar o que pode ser lido. Ver o material com calma e fazer etiquetas com o significado. Vamos colocar numa caixa o que herdamos de 1924 e 1940 e os documentos deste ano [2015]. Com [apoio dos] engenheiros da Prefeitura, vamos estudar uma melhor maneira de vedar contra a umidade e dizer onde a caixa vai ficar. É algo muito histórico”, disse.
Como forma de registro, o prefeito Vanderlei determinou a elaboração de uma ata com a assinatura dos presentes. A data e o local onde será enterrada novamente a cápsula ainda serão decididos.
“Um material encontrado 91 anos depois, na nossa administração. Isso vai ficar na história da cidade. Em 1940, o prefeito da época colocou outros documentos. É um motivo de alegria poder colocar documentos de hoje para no futuro pessoal encontrar e lembrar que nós existimos”, destacou o prefeito Vanderlei.






































Fotos: Rogério Santos

Nenhum comentário:

Postar um comentário